Como reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos

Use a ferramenta Verificador de Arquivos do Sistema para reparar arquivos de sistema ausentes ou corrompidos

Se algumas funções do Windows não estiverem funcionando ou se o Windows falhar, use o Verificador de Arquivos do Sistema para examinar o Windows e restaurar os arquivos.  

Embora as etapas a seguir possam parecer complicadas à primeira vista, basta segui-las em ordem, passo a passo, para tentaremos colocá-lo no caminho certo.

Executar a ferramenta Verificador de Arquivos de Sistema (SFC.exe)

Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra um prompt de comando com privilégios elevados. Para fazer isso, siga um destes procedimentos conforme apropriado:
  2. Se você estiver executando o Windows 10, o Windows 8.1 ou o Windows 8, execute primeiro a ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) da caixa de entrada antes de executar o Verificador de Arquivos do Sistema.  (Se estiver executando o Windows 7 ou o Windows Vista, vá para a etapa 3.) 

Digite o seguinte comando e pressione Enter:  Podem ser necessários vários minutos para que a operação de comando seja concluída.

DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Importante: Quando você executa esse comando, o DISM usa o Windows Update para fornecer os arquivos necessários para corrigir as corrupções. No entanto, se o cliente do Windows Update já estiver danificado, use uma instalação do Windows em execução como a fonte de reparo ou use a pasta lado a lado do Windows de um compartilhamento de rede ou de uma mídia removível, como o DVD do Windows, como a fonte dos arquivos. Para fazer isso, execute o seguinte comando:

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:C:\RepairSource\Windows /LimitAccess

Observação: Substitua o espaço reservado C:\RepairSource\Windows pelo local da origem de reparo. Para obter mais informações sobre como usar a ferramenta DISM para reparar o Windows, consulte Reparar uma Imagem do Windows.

  1. No prompt do comando, digite o seguinte comando e pressione ENTER:

sfc /scannow
 
Prompt de comando com direitos de administrador - sfc /scannow
 

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.
O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows. Por exemplo, C:\Windows.

Observação Não feche esta janela do Prompt de Comando até que a verificação esteja 100% concluída. Os resultados da verificação serão mostrados depois que esse processo for concluído.

  1. Concluído o processo, você poderá receber uma das seguintes mensagens:

    • A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.


      Isso significa que não há arquivos de sistema ausentes ou corrompidos.

    • A Proteção de Recursos do Windows não pode executar a operção solicitada.


      Para resolver esse problema, realize a verificação do Verificador de Arquivos de Sistema no modo de segurança e certifique-se de que as pastas PendingDeletes e PendingRenames existam em %WinDir%\WinSxS\Temp.

    • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log.


      Para ver as informações detalhadas sobre a verificação e a restauração de arquivos de sistema, vá até Como ver detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema.

    • A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não pôde corrigir alguns deles. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log.


      Para reparar os arquivos corrompidos manualmente, visualize os detalhes do processo do Verificador de Arquivos de Sistema para localizar o arquivo corrompido e, em seguida, substitua-o manualmente por uma cópia em bom estado.